30 de nov. de 2013

Ficha Resumo de Botânica - Tecidos Vegetais: Epiderme


Click da figura para ampliar


Explicação da figura

A Epiderme

A epiderme é um tecido adulto primário de revestimento, formado por células que envolvem as partes externas de um vegetal: folhas, flores e frutos. A epiderme também envolve as raízes e caules jovens, que ainda não passaram por crescimento em espessura (crescimento secundário).
A epiderme é formada por células justapostas que protegem o corpo vegetal. Na maioria dos vegetais a epiderme é simples, ou seja, constituído por uma única camada de células. Em alguns vegetais a epiderme nas folhas e raízes é múltipla, pois é formada por várias camadas de células.
A epiderme de órgãos aéreos é recoberta por uma cutícula, uma camada acelular de cera e cutina que impermeabiliza as partes do vegetal quanto à água e o dióxido de carbono.

As células da epiderme

A maioria das células da epiderme são pouco especializadas, são aclorofiladas, sendo um tecido transparente. Algumas células da epiderme, as células-guarda, que formam os estômatos são especializadas e são clorofiladas.

Estômatos

Os estômatos são estruturas epidérmicas formadas por duas células-guarda (células estomáticas) que podem mudar de forma para realizar a abertura e o fechamento de um poro (ostíolo). Quando o poro (ostíolo) está aberto ele permite a saída de vapor de água (transpiração vegetal), entrada do gás dióxido de carbono e saída do gás oxigênio. Os estômatos estão presentes principalmente na epiderme das folhas, sendo mais abundantes na epiderme inferior.

Os Tricomas

Os tricomas são saliências localizadas sobre a epiderme. Possuem uma estrutura unicelular ou multicelular. Os tricomas da raiz (pelos absorventes) aumentam a superfície de absorção de água e sais minerais no solo. Nas plantas epífitas os tricomas das folhas absorvem água e sais minerais. Nas folhas de urtigas, os tricomas são secretores de uma substância irritante. Nas pétalas das flores os tricomas podem ser chamados de papilas, dão um aspecto aveludado as pétalas e podem secretar substâncias aromáticas. Alguns tricomas são pontiagudos e protegem as folhas contra o ataque de insetos.

Acesse outras fichas resumo

Nenhum comentário:

Postar um comentário