16 de out. de 2011

SUPER ZOOM EM UM DIPLOPODA



Legenda:
C = cabeça
Ol = olhos
An = antenas
Ma = mandíbulas
T = tórax
Pa = patas
A = abdômen

Os piolhos de cobra ou milípedes são artrópodes da classe dos diplópodes. Possuem o corpo dividido em cabeça, tórax e abdômen. A cabeça é o primeiro segmento do corpo, possui dois grupos de olhos simples. Articulado a cabeça há um par de mandíbulas mastigadoras, um par de maxilas que manipulam o alimento e um par de antenas sensoriais (tácteis e gustativas).

O tórax é curto, formado por quatro segmentos. A cada segmento há articulado um par de patas. O abdômen é longo e constituído por vários segmentos. Cada segmento abdominal possui dois pares de patas articuladas. Em cada segmento do abdômen há dois par de espiráculos conectados as traquéias respiratórias. As patas do sétimo segmento funcionam como órgão copulador. Os ovos são colocados em um ninho e ao nascer à larva possui todos os segmentos torácicos e abdominais com um par de patas.

Vídeo mostrando o habitat, comportamento e alimentação de um piolho de cobra

Os piolhos de cobras vivem em ambiente florestal, preferencialmente debaixo de troncos e pedras. São herbívoros se alimentando vegetais vivos e mortos. Quando incomodados se enrolam. Algumas espécies possuem uma secreção repelente produzidas por glândulas repugnatórias localizadas lateralmente no corpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário