13 de out. de 2011

SUPER ZOOM EM UMA LACRAIA


Legenda:
Ca = cabeça
An = antena
Ma = maxila
Ol = olhos
Fo = forcípula
Tr = tronco
Pa = pata
Es = espíraculo


A lacraia é um artrópode da classe dos quilópodes. São caracterizados por ter o corpo organizado em uma cabeça e um tronco formado por um número variado de segmentos. Na cabeça há vários apêndices articulados: um par de longas antenas sensoriais (táctil), um par de mandíbulas trituradoras de alimento, dois pares de maxilas para manipular o alimento. Na cabeça há um grupo olhos simples.

O tronco é formado por um número variado de segmentos. Cada segmento possui um par de apêndices articulados. No primeiro segmento do tronco o par de apêndices são órgãos inoculadores de veneno chamados de forcípulas. Nos demais segmentos há um par de patas com função locomotora. Nos segmentos do tronco pode ser visto pequenas aberturas para a entrada e saída de ar para a respiração, estas aberturas são chamadas espiráculos.


Vídeo mostrando o habitat, comportamento e alimentação de uma lacraia. 





Vídeo: As lacraias vivem em ambiente úmido, como o florestal. são encontrados debaixo de troncos, pedras e cascas de árvores.  São muito ágeis, se locomovem rapidamente explorando o ambiente com suas longas antenas a procura de suas presas, minhocas, insetos, aranhas e mesmo pequenos vertebrados. Quando ocorre o contato com a presa elas injetam um forte veneno através de patas modificadas chamadas forcípulas e em seguida mastigam o alimento com suas mandíbulas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário