26 de mai. de 2010

Resumo de aula: equinodermos




Retribua a postagem fazendo um comentário: pode criticar, elogiar, sugerir, dar uma nota de 1 a 10. Agradecemos sua visita.

5 comentários:

  1. professor eu posso afirmar que nao existem equinodermso marinhos pois estes possuem o corpo adaptado para a gua salgada em relação ao sistema ambulacral, de forma que se eu colocar um equinodermo em agua hipo tonica ele irá inchar inhcar até possivelmente estourar?
    a agua entra pela placa crivada, depois sai por onde?
    obrigado professor, muito bom seu site!!

    ResponderExcluir
  2. RESPOSTA AO COMENTÁRIO ANTERIOR

    O Sr. ou Sra. Anônimo(a) realizou duas perguntas a respeito dos esquinodermos:

    Pergunta 1 - Por que não existe equinodermos em ambientes de água docê?

    As células dos equinodermos são hipertônicas em relação aos ambientes de água docê (meio hipotônico). Este fato favorece o ganho de água por osmose pelas equinodermos. Para que suas células não arrebentem de tanto ganhar água,o excesso de sais (soluto)em suas células teria que ser eliminado a fim de diminuir ou igualar a diferença de concentração com o meio de água docê. Isto só seria possível com um sofisticado sistema excreto, fato que não existe nos equinodermos.

    Pergunta 2 - Por onde sai a água que entra no sistema ambulacrário pela placa crivada?

    A placa crivada é o início do sistema ambulacrário nos equinodermos. A placa crivada é também chamada madreporito ou placa madrepórica. Ao entrar no sistema ambulacrário a água percorre um sistema de canais até uma bolsa muscular chamada ampola, localizada sobre os pés ambulacrário. Quando as ampolas se contraem a água vai para os pés ambulacrário, que ao se encherem de água esticam e se fixam em um substrato. Quando a ampola relaxa a água retorna as ampolas. Portanto a água não possui um ponto de saída.

    Sr. ou Sra. Anônimo(a) sucesso nos seus estudos.

    ResponderExcluir
  3. nossa muito obrigado professor...
    mas se a h20 nao sai como como eu posso dizer que o sist ambulacrario serve para fazer parte das trocas gasosas?

    ResponderExcluir
  4. Resposta ao comentário anterior

    O Sr. ou Sra. Anônimo(a) realizou mais uma pergunta a respeito dos esquinodermos:

    A água não sai porque o os equinodermos vivem em um meio isotônico (o mar) não favorecendo um fluxo de saída por osmose. Mas os gases respiratórios nã atravessam as células dos pés ambulacrários por osmose, mas sim por difusão. Entendeu!

    Ps: Você viu que a sua dúvida anterior virou um podcast. Confira em: http://faqbio.blogspot.com/2011/06/podcast-faqbio-duvidas-de-um-estudante.html#comments

    ResponderExcluir
  5. Por que não existe equinodermos em ambiente terrestre

    ResponderExcluir