6 de fev. de 2012


Relações ecológicas

Os seres vivos estabelecem várias formas de relações ecológicas na natureza. As relações ecológicas são classificadas de forma geral em intra-específica em interespecíficas. As relações intra-específicas são aquelas que ocorrem entre indivíduos de uma mesma espécie. As relações interespecíficas ocorrem entre indivíduos de espécies diferentes.

Principais tipos de relações ecológicas


Praticando: Analise as fotos e classifique as relações ecológicas apresentadas

1) Um atobá-pardo foi fotografado usando uma tartaruga como bóia. A cena foi registrada perto da praia Los Cobanos, 84 km a oeste de San Salvador, em El Salvador.

  
2) Um cão-da-pradaria foi atacado por estorninhos no zoológico de St. Louis, no Missouri (EUA), que tentaram roubar sua noz. A luta bizarra por comida foi registrada pelo fotógrafo Tad Arensmeier. Apesar dos ataques, o cão-da-pradaria conseguiu manter sua noz.


3) Uma garça foi flagrada  ainda com o bico sujo, após capturar um roedor em um parque em Seattle, no estado de Washington (EUA). Segundo o fotógrafo Steve Ringman, a ave estava caminhando lentamente quando mergulhou o bico no chão e conseguiu pegar a presa.



Respostas:

1) Foresia (relações de transporte que uma espécie faz com outra, ou seja, quando um animal conduz outro ou uma planta sem tirar proveito ou prejuízos deste transporte). 

2) Competição intra-específica entre os pássaros (relação onde indivíduos da mesma espécie lutam entre si por diversos fatores, como parceiro reprodutivo, domínio do território, alimento, habitat, defesa da prole, disponibilidade de água, de luz, de nutrientes, ...). 

Competição interespecífica entre os pássaros e o cão da pradaria (relação onde indivíduos de espécies diferentes lutam entre si por diversos fatores, como parceiro reprodutivo, domínio do território, alimento, habitat, defesa da prole, disponibilidade de água, de luz, de nutrientes, ...). 

3) Predação (uma espécie usa outro como fonte de alimento)

4 comentários:

  1. obr, minha profe passo essas mesmas perguntas e eu consegui as respostass show de mais

    ResponderExcluir
  2. hey me ajudou muito(kkkk tão assaltando o cão-da-pradaria)enfim ficou d+

    ResponderExcluir