6 de mai. de 2014

Ecologia - O plâncton


Legenda

1 - Larva de caranguejo; 2 - cianobactéria (cianofícea ou algas azuis); 3 - diatomáceas; 4 - copépodos (crustáceos); 5 - Chaetognatas (verme); 6 - ovos de peixes; 7 - verme poliqueta (anelídeo).

Os oceanos, rios e lagos do nosso planeta são povoados por uma imensa diversidade de seres vivos de reduzidas dimensões e pertencentes aos mais diversificados grupos biológicos chamados em conjunto de plâncton. 

Caracterizam-se por flutuarem passivamente, arrastados pelas correntes ou outros movimentos da água. Alguns deles possuem órgãos locomotores que lhes permitem deslocar-se por curtas distâncias, mas nenhum consegue vencer os movimentos da água. 

O Plâncton pode dividir-se em dois grupos: 

a) Fitoplâncton:

Composto por uma grande diversidade de algas, conseguem realizar a fotossíntese, ou seja, graças à presença de pigmentos especiais, em particular a clorofila, conseguem captar a energia do sol para produzirem o seu próprio alimento a partir de dióxido de carbono e sais minerais. São por isso chamados PRODUTORES e são a base das cadeias alimentares aquáticas. Um dos grupos mais abundantes são as diatomáceas, de formas muito variadas e formando por vezes colônias  Diferem das outras algas por possuírem uma parede celular de sílica e apresentarem uma cor acastanhada. Outro grupo importante são os dinoflagelados que constituem o 2º grupo mais importante do fitoplâncton e aparecem por vezes em grandes concentrações,constituindo as conhecidas "marés vermelhas", frequentemente tóxicas.

b) Zooplâncton

O Zooplâncton, inclui um número elevado de animais de dimensões e formas diversas, pertencentes aos mais variados grupos zoológicos. Alguns são unicelulares ou seja, compostos por uma só célula. Os crustáceos constituem uma parte importante do zooplâncton, de que fazem parte, nalguns casos durante toda a vida. Noutros casos são planctónicos apenas durante o estado larvar, passado a fazer parte do necton quando adultos, como por exemplo as lagostas, ou os caranguejos. Os ovos e larvas da grande maioria dos peixes fazem parte do zooplâncton.

Nenhum comentário:

Postar um comentário