14 de set de 2013

Como ocorre a morte de uma célula?


A morte de uma célula ocorre de diferentes formas:
  • Apoptose
  • Autofagia
  • Necrose
  • Mitose catastrófica
  • Senescência

Apoptose


A apoptose é um processo de morte celular programada que obedece a uma programação genética. A apoptose ocorre durante a o desenvolvimento embrionário, formação dos órgãos, e hematopoiese, na reposição fisiológica de certos tecidos maduros, na atrofia dos órgãos, na resposta inflamatória e na eliminação de células após dano celular por agentes genotóxicos. Células cancerígenas não morrem por apoptose. Muitos tratamentos quimioterápicos contra tumores cancerígenos tentam induzir o processo de apoptose nas células tumorais.



Necrose


A necrose é um processo de morte celular que ocorrem em resposta a danos celulares provocados por injuria. Neste processo as células danificadas aumentam de volume e se rompem e liberam substâncias que causam danos as células vizinhas e provocando um processo inflamatório local.


Autofagia


Autofagia é um processo de morte celular que ocorre em resposta a um estresse metabólico da célula. Na autofagia estruturas citoplasmáticas são envolvidas por membrana denominadas autofagossomos. Estes irão se fusionar com os lisossomos e seu conteúdo dos degradado pelas enzimas dos lisossomos.



Mitose catastrófica


A mitose catastrófica é uma mitose defeituosa, resultando em uma segregação cromossômica errônea que altera o número de cromossomos normal das células. A formação de células com alterações cromossômicas numéricas geralmente leva a morte celular.

Senescência


A senescência é um processo de morte celular onde as células perdem a sua capacidade de divisão celular após um número determinado de divisões celulares. Ocorre por meio de uma programação genética que envolve deterioração dos telômeros e ativação de genes supressores tumorais. Os telômeros são sequências repetitivas de DNA que protegem as extremidades dos cromossomos da mesma forma que ponteiras plásticas protegem as pontas de cadarços. Seu encurtamento e desgaste sinalizam a senescência.




Nenhum comentário:

Postar um comentário