25 de jun. de 2013

Lâminas de Histologia: Epitélio Simples Cúbico (Rim)



Os rins são órgãos que tem como principal função a produção de urina. Este processo é realizado nos rins por milhares de estruturas chamadas néfrons.
Os néfrons são estruturas microscópicas, constituídas por uma porção capsular e uma porção tubular. A porção capsular é formada por uma cápsula que recebe um vaso sanguíneo que traz sangue para ser filtrado. No interior da cápsula este vaso se ramifica em uma rede de capilares sanguíneos chamado glomérulo. É no glomérulo que ocorre a retirada de substâncias do sangue, ou seja, a filtração. Depois de filtrado, o sangue sai da cápsula por outro vaso sanguíneo. Após o sangue ser filtrado no glomérulo, o líquido que saiu do glomérulo preenche o espaço capsular no interior da cápsula. Este líquido é chamado urina inicial ou filtrado. A urina inicial é conduzida em direção à porção tubular que é dividida em três partes: o túbulo contorcido proximal, a alça do néfron e o túbulo contorcido distal. O túbulo contorcido distal conecta-se a um túbulo coletor.  Enquanto passa pela porção tubular, parte do filtrado é devolvida a circulação sanguínea, um processo chamado reabsorção e ainda apode receber a adição de novos materiais, mecanismo denominado secreção. Resultante destes processos dá-se a produção da urina final que deixará os rins.
Agora que em linhas gerais foram apresentados os componentes e funções de um néfron, vamos à análise da histologia renal para mostrar o epitélio simples cúbico na porção tubular dos néfrons. Em um corte transversal em um rim pode se ver uma cápsula renal abrigando em seu interior o glomérulo e vários túbulos renais ao seu redor. Note que nos túbulos renais o epitélio é simples cúbico, pois é constituído por uma camada de células com formato cúbico e com núcleos arredondados centralizados nas células. Estas células revestem o lúmen dos túbulos contorcidos proximais, da alça do néfron e túbulos contorcidos distais. No epitélio da cápsula do néfron, o epitélio é simples pavimentoso, pois apresenta uma camada de células achatadas. Como em todos os tecidos epiteliais, os epitélios mostrados aqui estão conectados a tecidos conjuntivos por uma lâmina basal e são avasculares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário