14 de out. de 2012

SUPER ZOOM - CARAVELA (Physalia)

Legenda:

Pn = Pneumatóforo
Ga = Gastrozóide (zoóide)
Bo = Boca
Da = Dactilozóide (zoóide)
Te = Tentáculos
Go = Gonóforos (zoóide)

A caravela é um cnidário da da classe Hidrozoa, da ordem Siphonophora. A caravela não é um único organismo, mas sim uma colônia, visto que é constituída por vários organismo unidos anatomicamente. Cada organismo (zooóide) possui morfologia e funções diferentes na colônia, por isto a caravela é considerada uma colônia heteromórfica.

A caravela é constituída por uma estrutura flutuadora cheia de gás, o pneumatóforo (Pn),  onde estão ligados diferentes tipos de organismos da colônia heteromorfa chamados de zoóides. Há 3 tipos de zooóides na caravela: os gastrozóides (Ga), os dactilozóides (Da) e os gonozóides (Go). 


Os gastrozóides (Ga) são pólipos da colônia com tentáculos (Te) que capturam o alimento e o conduzem para a boca (Bo) para serem digeridos.

Os dactilozóides (Da) são pólipos da colônia na forma de grandes tentáculos (Te) que são especializados em envenenar as presas capturadas e conduzi-las até os gastrozóides (Ga).

Os gonozóides (Go) são medusas modificadas da colônia que possuem gonóforos, sacos contendo ovários ou testículos, portanto possuem função reprodutora na colônia.       

Vídeo mostrando uma caravela



Observações:
  • Colônia heteromórfica: colônia formada por indivíduos com diferenças morfológicas (forma) e funcionais.  
  • Colônia homórfíca: colônia formada por indivíduos iguais em forma e função. 
  • Zoóide: membro individual de uma colônia.

Outros super zoom


Nenhum comentário:

Postar um comentário