10 de jul. de 2012

Como uma cobra consegue engolir um ovo?


É comum a maioria das cobras a capacidade de engolir alimentos inteiros e maiores que o diâmetro do seu corpo, como foi mostrado acima. Isto é possível graças a presença de adaptações que permitem este tipo de alimentação, entre elas:

1- Grande amplitude de abertura bucal no eixo vertical, graças a presença de um longo osso quadrado móvel que permite aberturas de até 180 graus. Em humanos o osso quadrado é curto e imóvel.


2 - Grande amplitude de abertura bucal no eixo horizontal, graças a hemimandíbulas e hemimaxilas não fusionadas, unidas por ligamentos e músculos. Em humanos as duas metades das mandíbulas e maxilas são unidas.

3 - Crânio deformável, graças a mobilidade das numerosas peças ósseas que formam o crânio das cobras. Os ossos que formam o crânio humano são fortemente unidos.

4 - Capacidade de se manter respirando durante o processo de alimentação, graças ao posicionamento anterior da início do tubo respiratório (porção exclusivamente respiratória) na cavidade bucal. Em humanos o inicio da porção exclusivamente respiratória do tubo respiratório e posterior a cavidade bucal, depois da faringe.



5 - Elasticidade da pele permite grande deformação do corpo para acomodar a passagem do alimento pelo tubo digestório. 


6- Outro fator que contribui para a capacidade de deformar o corpo é a presença de costelas livres, que se abrem facilitando a condução do ovo pelo tubo digestório. Em humanos a  maioria das contelas são unidas anteriormente ao osso esterno que protege o coração, imobilizando as costelas.


Vote no FAQBIO no 

Destaque em Blog de Educação


           

4 comentários:

  1. gostei muito do Blog . ´ta de parabéns!

    ResponderExcluir
  2. montagem nenhuma cbra consegue erguer seu corpo, exeto a naja , por quando ela vai vomitar o ovo ela ergue a cabeça

    ResponderExcluir