1 de abr. de 2012

POR QUE NÃO SENTIMOS CÓCEGAS QUANDO FEITAS POR NÓS MESMOS?




Esta postagem foi inspirada na pergunta de um acadêmico do Curso de Farmácia da UFBA de Vitória da Conquista durante a aula de Fisiologia Humana.

Você pode ser a pessoa mais sensível a estímulos tácteis na pele que provoquem a sensação de cócegas, especialmente em algumas regiões do corpo, mas quando elas são auto provocadas a sensação delas é mínima.

Por que não conseguimos sentir as cóssegas feitas por nós mesmos?

A resposta a essa questão parece ser explicada por um mecanismo do sistema nervoso que compara os movimentos planejados pelas áreas motoras do encéfalo e os movimentos que foram executados pelos nossos músculos, permitindo uma melhor coordenação motora. Esse monitoramento é realizado pelo cerebelo de forma incosciente. A falta de consciência do sistema nervoso tem uma grande vantagem, deixar as áreas sensoriais do cérebro livre para detectar sensações provocadas por estímulos inesperados, evitando sobrecarga de informação.

Um outro exemplo deste processo pode ser percebido na cavidade bucal, na maior parte do tempo você não sente os movimentos da própria língua durante a fala.


Nenhum comentário:

Postar um comentário