23 de jun. de 2011

Os cavalos marinhos - Uma abordagem para vestibulandos


Cavalos marinhos são peixes

Cavalos-marinhos apesar de sua forma singular muito diferente da maioria dos peixes com sua cabeça erguida, o corpo envolto por anéis ósseos e ausência de nadadeira caudal, são pertencentes à classe dos peixes ósseos, que abrange espécies como a sardinha, tilápia, dourado, pintado, lambari e muitos a outros.



Cavalos marinhos não são bons nadadores

O corpo dos cavalos marinhos é adaptado a uma vida com reduzida mobilidade. Possuem corpo pouco flexível, exceto pela cauda que representa cerca da metade do tamanho do corpo e é preênsil, uma adaptação a fixação a vegetação marinha, rochas, corais e esponjas, funcionando como uma espécie de ancora.



Aspectos reprodutivos do cavalo marinho

Muitas espécies de cavalo marinho possuem um único parceiro reprodutivo, ou seja, são espécies monogâmicas. São espécies com dimorfismo sexual. O ato reprodutivo é antecedido por um elaborado ritual de acasalamento, onde, entrelaçam suas caudas durante o acasalamento.


Durante o acasalamento, que pode durar várias horas, a fêmea transfere para os machos seus  óvulos. Em muitas espécies de cavalos marinhos os machos recebem os óvulos em uma câmara incubatória localizada no ventre. Nesses casos, esta bolsa, é o local de fecundação e desenvolvimento inicial dos filhotes. Durante a permanência das formas jovens na bolsa incubatória, ocorre à nutrição do filhotes através da parede intensamente vascularizada da bolsa.

    
Durante o período de incubação o macho permanece preso a vegetação. Os filhotes ao saírem da bolsa incubatória possuem o aspecto dos adultos e permanecem presos a vegetação.

Cavalos marinhos são especialistas em camuflagem.

Muitos cavalos marinhos possuem cores  que os harmonizam com o meio em que vivem. Este processo é denominado camuflagem.



Algumas espécies de cavalo marinho mimetizam outras espécies

Outros cavalos marinhos possuem forma corporal que são semelhantes a espécies do ambiente em que vivem. Neste caso, realizam um processo chamado mimetismo. Veja nas fotos abaixo, um cavalo marinho mimetizando algas e outros dois mimetizando corais.







Nenhum comentário:

Postar um comentário