2 de mai. de 2011

FICHA RESUMO - ECOLOGIA: CICLO DO OXIGÊNIO


Click na figura para ampliar

Explicação
O oxigênio atmosférico ou dissolvido na água, na forma de O2, é captado pelos seres vivos para ser utilizado no processo respiratório. Neste processo, o oxigênio combina-se com o hidrogênio e origina moléculas de água. Estas moléculas de água podem ter diferentes destinos. Por transpiração, podem ser libertadas diretamente no ambiente ou podem, em parte, ser utilizadas na formação de mais matéria orgânica, servindo como fonte de hidrogênio e oxigênio. Neste caso, o oxigênio só voltará para a atmosfera na forma de água ou de dióxido de carbono, quando o organismo morrer e for decomposto. As moléculas de água podem ainda ser utilizadas na fotossíntese. Neste caso, serão fornecedoras de átomos de hidrogênio, que serão utilizados na formação de moléculas orgânicas, e libertará oxigênio. O ciclo do oxigênio está intimamente ligado ao ciclo do carbono, pelo que muitos autores consideram um ciclo único, que denominam por ciclo do carbono-hidrogênio-oxigênio. A manutenção do teor do ar em oxigênio (21%) é obtida pela compensação existente entre o consumo de oxigênio e a libertação de dióxido de carbono na respiração dos produtores (por exemplo, respiração noturna dos órgãos verdes e respiração dos órgãos não fotossintéticos) e consumidores. 

Acesse outras fichas resumo aqui.

34 comentários:

  1. poxa q resumo nao da pra intender nada,sorry mais vai terque melhorar viu :x

    ResponderExcluir
  2. A respeito do comentário anterior:

    Senhor Anônimo. Não há nada errado com a ficha resumo desta postagem. As fichas resumos são um modelo simplificado, destinado a um estudo rápido de assuntos que já foram compreendidos pelos estudantes. Você não entendeu nada por não estudou o suficiente. "Sorry"! O maior inimigo de um vestibulando é a falta de humildade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prof. é que ele não entendeu as palavras intelectuais que você colocou,mais eu uma menina de 11 anos entendi muito bem.Prof eu ainda acho que você deveria colocar palavras mais faceis é serio se ele não entendeu quem vai entender alem de mim hahah

      Excluir
  3. Acredito que além de humildade o vestibulando precisa saber ler e escrever uma vez que acerca do primeiro comentário o Anônimo não sabe nem escrever a palavra 'Enternder' corretamente, quanto mais empregar o uso de 'mas' adversativo ao invés de 'mais' adição.
    Eu, continuo estudando e fazendo críticas construtivas.
    Bons estudos a todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esta bem, ele pode ter errado no comentário ao dizer que não dá para enternder nada mas entender não é desse jeito que você escreveu: ENTERNDER

      Esta vendo aí, foi criticar o erro dos outros acabou errando tambem.

      Excluir
    2. Senhor Anônimo, o senhor ai em cima está tentando explicar o que o "sujeito" falou errado.
      Ele esta corretissimo no que disse, aprenda a estudar e vem ao menos com uma critica construtiva, porque sinceramente sua opinião não valeu de nada!

      Excluir
  4. Que bom que ainda existem pessoas com senso crítico suficiente para notar que o primeiro anônimo equivocou-se ou não atentou muito ao conteúdo. Parabéns pelo comentário último anônimo, devo concordar com você.

    ResponderExcluir
  5. A figura está ótima, auto-explicativa parabéns pela formatação e criação da mesma, utilizarei no aulão p/ o ENEM 2011 aqui em Recife. Obg!

    ResponderExcluir
  6. Caro Prof. Joelson Monte, obrigado pelos comentários. Pode usar as figura. Os resumos são feitos exatamente para ser utilizados em atividades de estudo e ensino. Um grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fi você fez um resumo muito grande eu quero ele de 2 a 4 e
      explicando o que e e processo e importância


      Excluir
  7. Muito perfeita essa explicação. Obrigada mesmo, me ajudou muito !

    ResponderExcluir
  8. Professor, o ciclo do oxigenio esta postado 2 vezes, no ciclo do oxigenio e do nitrogenio...pode postar o do nitrogenio?? Adorei tudo!

    ResponderExcluir
  9. Professor, o ciclo do oxigenio esta postado 2 vezes, no ciclo do oxigenio e do nitrogenio...pode postar o do nitrogenio?? Adorei tudo!

    ResponderExcluir
  10. eu gostei,pq foi um resumo,q explicou bem,em poucas linhas,parabens ^_^

    ResponderExcluir
  11. Muito bons seus resumos,acho super completos, acredito até que poderiam ser mais simples...

    ResponderExcluir
  12. adorei o resumo pois pude compreender o suficiente para fazer uma apresentação em sala. obrigada ketlen!
    bons estudos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Ketlen! O prof. aqui fica muito contente!Um abraço!

      Excluir
  13. adorei esse resumo e bem legal

    ResponderExcluir
  14. adorei o resumo , muito explicativo tive como entender rapido uma coisa que nao tinha entendido em 50 minutos de aula,e tive como fazer uma prova excelente (:

    ResponderExcluir
  15. adorei o resumo,é bem explicativo,ficou bem mais fácil de compreender. *-*

    ResponderExcluir
  16. Texto curto, porém bem elaborado. Foi facilmente compreendido.

    ResponderExcluir
  17. A Explicação tá ótima Aê Professor.

    E vocês anônimos analfabetos vão tomar no cú!
    kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  18. parabns prof é de louvar

    ResponderExcluir
  19. Prof Marco Nunes! Adorei seu blog, seus esquemas e se me permitir, vou copiar algumas das imagens aqui postadas para usar em minhas aulas! Também tenho um blog direcionado aos meus alunos e te convido a conhecê-lo (http://biologiarosilene.blogspot.com.br/). Fique à vontade para usufruir do material lá publicado! E se precisar de algo, deixe um comentário com seu e-mail. Novamente parabéns pelo material publicado! Abraço, Profª Rosilene

    ResponderExcluir
  20. Olá! Na ficha de resumos esta aula está aparecendo como ciclo do nitrogênio, eu não consegui achar essa aula, poderiam corrigir por favor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já arrumei! Obrigado por ter avisado!

      http://faqbio.blogspot.com.br/2011/05/ficha-resumo-faqbio-66-ecologia-ciclos.html

      Excluir