17 de jul. de 2009

FAQBIO - DESAFIO DA SEMANA




QUAL A IMPORTÂNCIA DO PROCESSO DE CEFALIZAÇÃO NA EVOLUÇÃO DOS ANIMAIS?



As respostas paraa este desafio poderão ser enviadas através dos comentários desta postagem.

A resposta do FAQBIO para este desafio será dada via podcast no dia 25 de julho de 2009.

Aguardamos a sua participação.

3 comentários:

  1. Vou arriscar o comentário começando com uma definição de cefalização - processo através do qual os órgãos sensoriais se deslocam em direção à região cefálica.

    É um processo considerado como novidade evolutiva representando um avanço.

    Embora isso não represente um cérebro em sua plenitude, podemos entendê-lo como um cérebro em potencial, por concentrar grande quantidade de células nervosas, caracterizando um processo de cefalização. A cabeça passa a ser a sede dos órgãos dos sentidos, analisando o ambiente antes do restante do corpo.

    No caso da figura apresentada no desafio é uma planária, tal cefalização iniciada nesta espécie atinge o grau máximo no homem, onde o cérebro possui a capacidade de coordenar as atividades orgânicas.

    A cefalização é sem dúvida um passo decisivo na evolução, pois o princípio inteligente manifestará a sua inteligência de maneira mais ágil, proporcional à perfeição do cérebro e ao grau de experiências vividas.

    Abraços!!!! Ângelo.

    ResponderExcluir
  2. A cefalização permite uma centralização de grande parte das atividades fisiológicas, e consequentemente os impulsos elétricos são transmitidos mais rápidos, quando comparado ao rudimentar sistema nervoso (difuso) dos Celenterados.

    ResponderExcluir
  3. A cefalização representa a formação da cabeça, que anteriormente era uma área do corpo desenvolvida com centralização de órgãos sensoriais e nervosos. A partir daí, com a cabeça, os platelmintos puderam explorar "melhor"o ambiente sem ter que expor o restante do seu corpo.

    ResponderExcluir